Cidade dos Atletas

Os esportistas se encontram aqui!

Estava lendo a revista Contra relógio do mês de agosto e me deparei com a seguinte reportagem: 220-idade está ultrapassada!

Gostaria de saber qual fórmula ou o que vocês usam para mensurar a frequência cardíaca de treino? O treinador passa isso pra vocês?

Exibições: 52

Respostas a este tópico

Bruno, eu fiz o exame "ergoespirametria" e nele foi determinado meu batímento cardíaco máximo. Infelizmente, não posso fazer esse exame com tanta frequência, então acho que as vezes estou treinando bem abaixo do meu limiar.
Carlos, muito bom fazer Ergo, é o melhor exame para determinar qual a real frequencia cardíaca que precisamos alcançar para realmente estarmos treinando.
Realmente é um exame bastante caro, que não dá para realizar tanto.
Mas uma vez ao ano seria ideal, até pra você acompanhar o seu desenvolvimento.
Com certeza muitas pessoas estão subestimando ou superestimando sua capacidade cardíaca e treinando fora do ideal.
Oi Pessoal, A ergoespirometria é uma das maneiras mais práticas e confiáveis para determinar os limiares fisiológicos e sua potencia aeróbia máxima, porem é um teste um pouco caro. Como o bruno falou, devemos realizá-lo 1 teste por ano, pra ajustármos as cargas de treino e acompanharmos nossa evolução. Existem alguns testes fora do ambiente de laboratório que podem indiretamente estimar o limiar anaeróbio, para dosarmos as cargas de treino, como por exemplo o teste de Conconi realizado em esteira rolante ou bicicleta ergométrica .Prá quem gosta de fórmulas de treinamento existe uma um pouco "menos pior " do que 220-idade. anotem ai: [{(220-idade)- Fc de repouso}x Intensidade em percentual + Fc de repouso]. . Exemplo: [(220-30)-60 x 0,80+ 60] = 164 Bpm .Essa é um pouco melhor. Abraço à todos em bons treinos.
gostaria de saber se o treino na zona do limiar anaerobico traz resultados positivos também para o aumento do tempo de permanencia da capacidade aerobica de um atleta.
Ola Bruno. sou novo aqui nessa comunidade e fiquei muito interessado nessa discussão. Realmente o que se preconiza atualmente é que outras formulas são mais atualizadas que 220 - idade, mas gostaria de comentar que todas as outras utilizadas com fatores de correção são bem aproximadas disso. a variabilidade dela talvez seja o principal fator negativo, mas ainda é bem eficaz e prática.
Atualmente a fórmula mais utilizada para individuos de 16 ate 60 anos de idade é a de TANAKA, 2000 que propoe um fator de correção à idade (208-0,7) * idade.
Quanto a essa formula porposta por voce, é bem utilizada por ser diretamente proporcional ao VO2 máximo e fornecer os % das zonas de treino, mas a base de cálculo é o 220 - idade e foi proposta pelo mesmo autor da primeira em questão KARVONEM. mas posso deixa-lo tranquilo que em individuos adultos com idade máxima de 60 anos 220 - idade ainda é bem usual e não oferece risco ou deficiencia no treinamento. obg e adorei a iniciativa das discussões
Só para ajudar, o protocolo 220-idade não é por acaso. É que na maioria das vezes dá certo, mas pode haver uma variação de 10% para mais ou para menos. Mas eu disse na maioria das vezes, por isso é utilizado como zona de segurança pela maioria dos profissionais de educação física em pessoas destreinadas ou sedentárias.
Por exemplo, tenho 40 anos e se fosse seguir o protocolo, minha zona de FCM seria 180. Mas no laboratório de fisiologia fiz um teste simples que é o de FCM, que consiste, resumidamente falando, em você subir numa esteira com a velocidade e inclinação aumentando progressivamente - começa caminhando, trotando e correndo mesmo. Isso com você utilizando um frequencimentro. Minha FCM deu 188, mas poderia ser um pouco mais, pois fiz uma demonstração.
Caso vocês se interessem procurem uma academia com uma esteira com elevação e alta velocidade e peça esse protocolo para um profissional. É simples, mas não aconselho de forma alguma fazer sozinho, até porque o profissional vai te monitorar.
Espero ter contribuido...
olá Fabiano! lógico que voce contribuiu. este teste de maneira alguma deve ser executado sozinho, afinal o profissional capacitado para monitorar é o médico(desportista ou cardiologista') é um teste máximo e assim sendo leva a total exaustão, precisa de equipamentos desegurança como desfibrilador, eletrocardiograma acoplado e esteiras adequadas. professores de educação física como eu so devemos atuar em testes submáximos onde a FC máx. é determinada por equações de aproximação, assim minimizamos o risco e nos aproximamos bastante do resultado do teste em laboratório. so para frisar bem, no inicio dessa discussão o Carlos Heitor. ja falou num desses testes. a ergoespirometria que determina diretamente através da análise dos gases obtidos durante o esforço o consumo de oxigênio máximo do corpo.

Fabiano B. Ribeiro disse:
Só para ajudar, o protocolo 220-idade não é por acaso. É que na maioria das vezes dá certo, mas pode haver uma variação de 10% para mais ou para menos. Mas eu disse na maioria das vezes, por isso é utilizado como zona de segurança pela maioria dos profissionais de educação física em pessoas destreinadas ou sedentárias.
Por exemplo, tenho 40 anos e se fosse seguir o protocolo, minha zona de FCM seria 180. Mas no laboratório de fisiologia fiz um teste simples que é o de FCM, que consiste, resumidamente falando, em você subir numa esteira com a velocidade e inclinação aumentando progressivamente - começa caminhando, trotando e correndo mesmo. Isso com você utilizando um frequencimentro. Minha FCM deu 188, mas poderia ser um pouco mais, pois fiz uma demonstração.
Caso vocês se interessem procurem uma academia com uma esteira com elevação e alta velocidade e peça esse protocolo para um profissional. É simples, mas não aconselho de forma alguma fazer sozinho, até porque o profissional vai te monitorar.
Espero ter contribuido...
Olá Carlos Henrique. a sua dúvida é muito comum, mas nem todos os profissionais que se dizem habilitados e prescrevem treinos sabem utilizar essa ferramenta na melhoria do rendimento do treino de corrida.nos dividimos os resultados do consumo de oxigenio (vo2) em capacidade e potencia aeróbia. a capacidade é o seu vo2 máximo obtido no teste (de preferencia o ergoespirométrico) e este é um lastro não aumenta muito doque vc ja é pre determinado. a potencia é composta de dois limiares anaeróbios onde vc tem a tolerancia a fadiga( pois nesses pontos acontece uma produção significante de acido lático) limiar 01 e limiar 02(ponto de compensação respiratória) eles podem melhorar. se entendi sua pergunta a forma que podemos utilizar os limiares para melhorar a capacidade aeróbia é aumentando essa tolerancia a fadiga e assim aumentamos nossos paces(tempo/ km) e podemos passar mais tempo realizando a corrida, produzindo e consumindo acido latico. espero que tenha sido útil.

Carlos Henrique Santos Romeiro disse:
gostaria de saber se o treino na zona do limiar anaerobico traz resultados positivos também para o aumento do tempo de permanencia da capacidade aerobica de um atleta.
Amigo, entendo que não existe fórmula errada. O que existe é adequação do treino com o seu modo de vida. Nenhum cardiologista por mais experiência que seja, vai submeter um sedentário ou quem procura meios de saude a teste de carga máxima, mesmo sendo em esteira. O que eles fazem é adequar os parametros. Se você ultrapassar a zona aeróbia eles vão interromper o teste. O teste de capacidade máxima é somente para atletas de alto nível, e esta população está fora dos parametros de saude, eles precisam quebrar o meio de saude para conseguir resultados.. A formula 220-idade é sim um parametro de segurança, principalmente para quem já passou dos 40 anos. Abraços.
Serginho.
Olá Sérgio,

A fórmula 220 - idade não está errada, mas deve ser usada com cuidado, principalmente por pessoas que treinam, pq?
Porque essa fórmula tem por objetivo limitar a população comum em uma frequencia cardíaca segura, tendo em vista as pessoas que praticam atividade física moderada..
Para as pessoas que treinam, essa fórmula pode ser usada, mas temos o problema de hiperestimar ou subestimar a capacidade cardíaca, fazendo com que o seu treino não seja tão eficaz como poderia ser se fosse estimada de acordo com a capacidade cardíaca de cada um.
No esporte, a individualidade biológica é o fator mais importante para que seu treino seja eficaz, consequentemente é importante fazer diversos exames para definir esses parâmetros.

Abraços

sergio waldemir v picanço disse:
Amigo, entendo que não existe fórmula errada. O que existe é adequação do treino com o seu modo de vida. Nenhum cardiologista por mais experiência que seja, vai submeter um sedentário ou quem procura meios de saude a teste de carga máxima, mesmo sendo em esteira. O que eles fazem é adequar os parametros. Se você ultrapassar a zona aeróbia eles vão interromper o teste. O teste de capacidade máxima é somente para atletas de alto nível, e esta população está fora dos parametros de saude, eles precisam quebrar o meio de saude para conseguir resultados.. A formula 220-idade é sim um parametro de segurança, principalmente para quem já passou dos 40 anos. Abraços.
Serginho.

RSS

© 2012   Criado por Ricardo Lima.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço